LIVRE-PENSAMENTO Desenvolvimento Educacional

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Plano de Disciplina

Mesoplanejamento Didático

  • Garanta a real adoção de metodologias inovadoras nas aulas e avaliações.         

  • Obtenha nas aulas a coerência entre objetivos, conteúdos, estratégias e recursos didáticos.

  • Implante padrões de qualidade de ensino-aprendizagem da instituição.

OBJETIVOS

  1. Elaborar, com orientação e supervisão, o mesoplanejamento didático através de plano didático disciplinar (nível tático), a partir de parâmetros de qualidade de ensino-aprendizagem (metodologias ativas, habilidades cognitivas, motivação discente, competências, diversificação de mídias), para os conteúdos ou disciplinas desejados.

  2. Obter a correspondência adequada entre PPCs, planos de ensino, plano de aulas, atividades extracurriculares, estratégias didáticas e avaliações.

CONTEÚDO  PROGRAMÁTICO

  • O planejamento didático, a definição de objetivos (no modelo de competências), a seleção de conteúdos de aprendiza­gem, a segmentação de tópicos (divisão em unidades de ensino), o sequenciamento (fluxograma e cronograma), a escolha de estratégias didáticas, a decisão pelos recursos (mídias) apropriados e a elaboração de avaliações adequadas.

METODOLOGIA

  • Produção. Os participantes elaboram, individualmente ou em grupo, a Base Curricular do Curso composto por matriz de competências e conteúdos de aprendizagem correspondentes.

  • Planejamento. Os participantes definem objetivos (competências), selecionam conteúdos, segmentam tópicos (divisão em unidades de ensino), fazem o sequenciamento (fluxograma e cronograma), escolhem estratégias, recursos didáticos e avaliações.

  • Planos. Cada professor(a)-participante elabora para sua disciplina um plano didático tático, composto por 1 plano geral das au­las para conteúdo programático de carga horária estimada em 40 horas-aula.

  • Parâmetros. Estabelecimento de parâmetros de qualidade por disciplina e para cada aula.

  • Feedback. Devolutiva personalizada para cada plano didático (orientação e correção).

  • Atividades assíncronas. As tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.

Especificações do Plano Didático Disciplinar

Cada participante irá elaborar um plano didático para a sua disciplina com as seguintes especificações:

1. Organização: 20 unidades – com unidades de ensino (aulas) e unidades de avaliação (provas).

2. Plano geral de aulas: segmentação, sequenciamento e cronograma das unidades.

3. Unidades de ensino: objetivos, conteúdos de aprendizagem, atividades, recursos e referências.

4. Unidades de avaliação: descrição dos critérios e estratégias de avaliação da aprendizagem.

OUTRAS INFORMAÇÕES

  • Carga horária: estimativa: 35h em 7 semanas.  

  • Modalidade: atividade a distância (EaD). 

  • Curso com Certificado.

DESTAQUES  PARA  INSTITUIÇÕES  DE  ENSINO

  • Turmas personalizadas. Além das turmas abertas, é possível formar turmas exclusivas para instituições ou grupos.

  • Relatórios. As instituições recebem relatório sobre o grau de aproveitamento de cada participante.