Plano de Disciplina
Mesoplanejamento Didático
-
Garanta a real adoção de metodologias inovadoras nas aulas e avaliações.
-
Obtenha nas aulas a coerência entre objetivos, conteúdos, estratégias e recursos didáticos.
-
Implante padrões de qualidade de ensino-aprendizagem da instituição.
OBJETIVOS
-
Elaborar, com orientação e supervisão, o mesoplanejamento didático através de plano didático disciplinar (nível tático), a partir de parâmetros de qualidade de ensino-aprendizagem (metodologias ativas, habilidades cognitivas, motivação discente, competências, diversificação de mídias), para os conteúdos ou disciplinas desejados.
-
Obter a correspondência adequada entre PPCs, planos de ensino, plano de aulas, atividades extracurriculares, estratégias didáticas e avaliações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
-
O planejamento didático, a definição de objetivos (no modelo de competências), a seleção de conteúdos de aprendizagem, a segmentação de tópicos (divisão em unidades de ensino), o sequenciamento (fluxograma e cronograma), a escolha de estratégias didáticas, a decisão pelos recursos (mídias) apropriados e a elaboração de avaliações adequadas.
METODOLOGIA
-
Produção. Os participantes elaboram, individualmente ou em grupo, a Base Curricular do Curso composto por matriz de competências e conteúdos de aprendizagem correspondentes.
-
Planejamento. Os participantes definem objetivos (competências), selecionam conteúdos, segmentam tópicos (divisão em unidades de ensino), fazem o sequenciamento (fluxograma e cronograma), escolhem estratégias, recursos didáticos e avaliações.
-
Planos. Cada professor(a)-participante elabora para sua disciplina um plano didático tático, composto por 1 plano geral das aulas para conteúdo programático de carga horária estimada em 40 horas-aula.
-
Parâmetros. Estabelecimento de parâmetros de qualidade por disciplina e para cada aula.
-
Feedback. Devolutiva personalizada para cada plano didático (orientação e correção).
-
Atividades assíncronas. As tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.
Especificações do Plano Didático Disciplinar
Cada participante irá elaborar um plano didático para a sua disciplina com as seguintes especificações:
1. Organização: 20 unidades – com unidades de ensino (aulas) e unidades de avaliação (provas).
2. Plano geral de aulas: segmentação, sequenciamento e cronograma das unidades.
3. Unidades de ensino: objetivos, conteúdos de aprendizagem, atividades, recursos e referências.
4. Unidades de avaliação: descrição dos critérios e estratégias de avaliação da aprendizagem.
OUTRAS INFORMAÇÕES
-
Carga horária: estimativa: 35h em 7 semanas.
-
Modalidade: atividade a distância (EaD).
-
Curso com Certificado.
DESTAQUES PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO
-
Turmas personalizadas. Além das turmas abertas, é possível formar turmas exclusivas para instituições ou grupos.
-
Relatórios. As instituições recebem relatório sobre o grau de aproveitamento de cada participante.