Plano de Aula
Microplanejamento Didático
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Planeje e realize aulas bem-sucedidas!
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Amplifique o índice de aprendizagem das turmas!
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Elabore e ministre aulas altamente motivantes!
OBJETIVOS
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Elaborar planos didáticos instrucionais (planos de aulas ou de unidades de estudo), a partir de parâmetros de qualidade de ensino-aprendizagem (metodologias ativas, habilidades cognitivas, motivação discente, competências, diversificação de mídias), para os conteúdos ou disciplinas desejados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Objetivos da unidade de estudo (aula). Tipos e níveis de objetivos de aprendizagem, características (clareza, pertinência, operacionalidade, mensurabilidade, objetividade); o modelo de competências; o microplanejamento didático.
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Seleção do conteúdo. Classificação do conteúdo de aprendizagem (conceitual, factual, procedimental e atitudinal); critérios para seleção (significação, adequação, motivação, utilidade, alinhamento com os objetivos).
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Estrutura da unidade. Tamanho e extensão de cada unidade de estudo, composição-ordenação dos conteúdos em cada unidade, sequência das unidades; estrutura informacional: linear, arbóreo, reticular, rizomática; organização transdisciplinar dos conteúdos LATCH – local, alfabeto, tempo, categoria e hierarquia.
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Sequenciamento. Sequenciamento (tópico, espiral, vertical, horizontal); progressão tópica (tema-rema): linear, tema contínuo, tema derivado, rema dividido, salto temático; Teoria da Elaboração: zoom in e zoom out; progressão de dificuldade: por grau de complexidade, por número de habilidades, por nível de abstração, por dificuldade dos problemas, pelo nível de autonomia dos aprendizes.
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Integração. Continuidade: contexto imediato (anterior e posterior), contexto amplo (parte/todo); transições; Modelo SOI – Selecionar, Organizar e Integrar; Abordagem da complexidade: multi-inter-transdisciplinar; transposição contextual.
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Estratégias didáticas expositivo-ativas. Aprendizagem por inferências; experiências cognitivas; desafios cognitivos; estratégias didáticas com as habilidades cognitivas de compreensão, aplicação, especulação e admissão.
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Motivação para Aprendizagem: Estratégias de motivação de alunos a partir do Modelo ARCS (atenção-relevância-confiança-satisfação); as habilidades cognitivas; o humor como ferramenta de ensino-aprendizagem; gradação de dificuldade; aprendizagem ativa, aprendizagem significativa, metacognição.
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Recursos didáticos: slides ponto a ponto; organizadores gráficos; diversificação de recursos; o uso eficiente do cinema, teatro, textos, jornais, quadrinhos, imagens (fotografia, desenhos, pinturas), charges, internet, dentre outros recursos.
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Atividades: critérios para seleção de procedimentos, métodos e técnicas (alinhamento com os objetivos, adequação aos conteúdos, pertinentes ao nível dos alunos, integrados ao planejamento geral); folha de tarefa.
METODOLOGIA
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4 Planos didáticos. Cada participante elabora para sua disciplina 4 planos didáticos instrucionais (4 planos de aula ou de unidade de estudo), composto por objetivos, conteúdos, sequenciamento tópico, atividades, recursos etc.
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Feedback. Devolutiva personalizada para cada exercício elaborado (orientação prática e correção de erros).
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Atividades assíncronas. As tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.
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Debates e Textos. A realização de debates através de fóruns de discussão e apostilas para download em formato PDF, contendo conceitos, procedimentos, exemplos e bibliografia.
OUTRAS INFORMAÇÕES
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Carga horária: estimativa: 35h em 7 semanas.
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Modalidade: atividade a distância (EaD).
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Curso com Certificado.
DESTAQUES PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO
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Turmas personalizadas. Além das turmas abertas, é possível formar turmas exclusivas para instituições ou grupos.
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Relatórios. As instituições recebem relatório sobre o grau de aproveitamento de cada participante.