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Plano de Aula

Microplanejamento Didático

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  • Planeje e realize aulas bem-sucedidas!

  • Amplifique o índice de aprendizagem das turmas!

  • Elabore e ministre aulas altamente motivantes!

OBJETIVOS

  1. Elaborar planos didáticos instrucionais (planos de aulas ou de unidades de estudo), a partir de parâmetros de qualidade de ensino-aprendizagem (metodologias ativas, habilidades cognitivas, motivação discente, competências, diversificação de mídias), para os con­teúdos ou disciplinas desejados.

CONTEÚDO  PROGRAMÁTICO

  • Objetivos da unidade de estudo (aula). Tipos e níveis de objetivos de aprendizagem, características (clareza, pertinên­cia, operacionali­dade, mensurabilidade, objetividade); o modelo de competências; o microplanejamento didático.

  • Seleção do conteúdo. Classificação do conteúdo de aprendizagem (conceitual, factual, procedimental e atitudinal); cri­térios para seleção (significação, adequação, motivação, utilidade, alinhamento com os objetivos).

  • Estrutura da unidade. Tamanho e extensão de cada unidade de estudo, composição-ordenação dos conteúdos em cada unidade, sequência das unidades; estrutura informacional: linear, arbóreo, reticular, rizomática; organização trans­disci­plinar dos conteúdos LATCH – local, alfabeto, tempo, categoria e hierarquia.

  • Sequenciamento. Sequenciamento (tópico, espiral, vertical, horizontal); progressão tópica (tema-rema): linear, tema con­tínuo, tema derivado, rema dividido, salto temático; Teoria da Elaboração: zoom in e zoom out; progressão de dificul­dade: por grau de complexidade, por número de habilidades, por nível de abstração, por dificuldade dos problemas, pelo nível de autonomia dos aprendizes.

  • Integração. Continuidade: contexto imediato (anterior e posterior), contexto amplo (parte/todo); transições; Modelo SOI – Selecionar, Organizar e Integrar; Abordagem da complexidade: multi-inter-transdisciplinar; transposição contextual.

  • Estratégias didáticas expositivo-ativas. Aprendizagem por inferências; experiências cognitivas; desafios cog­nitivos; es­tratégias didáticas com as habilidades cognitivas de compreensão, aplicação, especulação e admissão.

  • Motivação para Aprendizagem: Estratégias de motivação de alunos a partir do Modelo ARCS (atenção-relevância-con­fiança-satisfação); as habilidades cognitivas; o humor como ferramenta de ensino-aprendiza­gem; gradação de dificuldade; aprendizagem ativa, aprendizagem significativa, metacognição.

  • Recursos didáticos: slides ponto a ponto; organizadores gráficos; diversificação de recursos; o uso eficiente do cinema, teatro, textos, jornais, quadrinhos, ima­gens (fotografia, desenhos, pinturas), charges, internet, dentre outros recursos.

  • Atividades: critérios para seleção de procedimentos, métodos e técnicas (alinhamento com os objetivos, adequação aos conteúdos, pertinentes ao nível dos alunos, integrados ao planejamento geral); folha de tarefa.

METODOLOGIA

  • 4 Planos didáticos. Cada participante elabora para sua disciplina 4 planos didáticos instrucionais (4 planos de aula ou de unidade de estudo), composto por objetivos, conteúdos, sequenciamento tópico, atividades, recursos etc.

  • Feedback. Devolutiva personalizada para cada exercício elaborado (orientação prática e correção de erros).

  • Atividades assíncronas. As tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.

  • Debates e Textos. A realização de debates através de fóruns de discussão e apostilas para download em formato PDF, contendo conceitos, procedimentos, exemplos e bibliografia.

OUTRAS INFORMAÇÕES

  • Carga horária: estimativa: 35h em 7 semanas.   

  • Modalidade: atividade a distância (EaD). 

  • Curso com Certificado.

DESTAQUES  PARA  INSTITUIÇÕES  DE  ENSINO

  • Turmas personalizadas. Além das turmas abertas, é possível formar turmas exclusivas para instituições ou grupos.

  • Relatórios. As instituições recebem relatório sobre o grau de aproveitamento de cada participante. 

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