top of page

Didática do Pensamento Crítico 2:

Habilidades de ARGUMENTAÇÃO

Hab_Cog_de_Adesão.png
  • Promova a aprendizagem através da argumentação.        

  • Desenvolva as competências argumentativas dos alunos e alunas. 

  • Incentive-os a raciocinar de maneira crítica.

OBJETIVOS

  1. Aprender as estratégias didáticas promotoras da aprendizagem através das habilidades de argumentação.

  2. Elaborar atividades ou questões de prova com as capacidades cognitivas exigidas no ENADE, ENEM, PISA ou Prova Brasil.

CONTEÚDO  PROGRAMÁTICO

  • 04 Habilidades argumentativas: argumentar, análise argumentativa, avaliação argumentativa e criticar.

  • Procedimento mental. A apresentação do passo a passo mental de cada uma das habilidades e competências cognitivas.

  • Estratégias didáticas. Para cada uma das habilidades e competências são apresentadas estratégias e técnicas para formu­lar atividades em sala de aula, exercícios extraclasse e questões avaliativas, aplicadas a qualquer conteúdo ou disciplina.

  • Aplicações. Exercícios-modelo de diversas áreas (saúde, humanas, exatas, linguagens) e de diferentes etapas educativas (ensino fundamental, médio e superior).

  • ENADE / ENEM / PISA / Prova Brasil. Exemplos de capacidades cognitivas em questões do ENADE, ENEM, PISA e Prova BR.

  • Seleção. Critérios para selecionar quais habilidades cognitivas devem ser trabalhadas conforme o conteúdo de aprendizagem (conceitual, factual, procedimental e atitudinal) a ser ensinado.

METODOLOGIA

  • Produção. Criação de 10 atividades ou questões de prova por participante . 

  • Customização. Os participantes elaboram as atividades sobre os conteúdos ou disciplinas que desejam ensinar.

  • Feedback. Devolutiva personalizada para cada exercício elaborado (orientação prática e correção de erros).

  • Atividades assíncronas. As tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.

  • Textos. Apostilas para download em formato PDF, contendo conceitos, procedimentos, exemplos e bibliografia.

  • Vídeos. Filmes com demonstrações práticas em sala de aula e elucidação de conteúdos teóricos.

  • Certificados. Os concluintes recebem certificados.

DESTAQUES  PARA  INSTITUIÇÕES  DE  ENSINO

  • Banco de questões (simulados). Cada participante produz 10 atividades ou questões de prova relativas às capacidades cognitivas, apli­cadas ao conteúdo de sua disciplina. Assim, por ex., se 50 professores participarem serão 500 questões, compondo um banco de questões com habilidades cognitivas exigidas no ENADE, ENEM, PISA ou Prova Brasil. Servem para avaliações colegiadas e simulados. 

  • Turmas personalizadas. Além das turmas abertas, é possível formar turmas exclusivas para instituições ou grupos.

  • Relatórios. As instituições recebem relatório sobre o grau de aproveitamento de cada participante. 

OUTRAS INFORMAÇÕES

  • Carga horária: estimativa: 35h em 7 semanas.   

  • Modalidade: atividade a distância (EaD).  

  • Curso com Certificado.

bottom of page