LIVRE-PENSAMENTO Desenvolvimento Educacional

contato@livrepensamento.com.br       Tel.: (45) 99155-1113 

R. da Cosmoética, 1635 – Bairro Cognópolis – Foz do Iguaçu, PR – CEP 85853-755

Matriz  de  Competências

Macroplanejamento Didático

  •  Garanta a real adoção do modelo de competências para aprendizagem no curso, disciplinas e aulas.         

  • Elabore a matriz de competências do curso correspondente ao perfil do egresso desejado.

  • Construa a base curricular do curso através da seleção dos conteúdos de aprendizagem para cada competência. 

OBJETIVO

  1. Elaborar a Base Curricular do Curso composto por matriz de competências e conteúdos de aprendizagem correspondentes.

CONTEÚDO  PROGRAMÁTICO

  • Noções básicas. O conceito de competências; a composição conhecimentos-habilidades-atitudes; a diferença entre competência e habilidade; a aprendizagem através do modelo de competências; o ensino conteudista e o ensino de competências; o macroplanejamento didático.

  • Matriz de Competências. Perfil ideal do egresso; Base Curricular do Curso; análise de funções: tarefas, ativi­dades, produtos; competências profissionais; áreas de atuação profissional; formulário de análise de funções.

  • DCNs. Diretrizes Curriculares Nacionais; análise crítica; os erros mais comuns; estratégias corretivas; referenciação das DCNs na matriz de competências.

  • Análise das competências. Modelos de descrição das competências (a técnica ABCD – audience, behavior, conditions, degree; a técnica ação–conteúdo de aprendizagem–especificação); avaliação de competências; desdobramento das com­petências (gerais e específicas); formulário de análise.

  • Conteúdos de aprendizagem. Classificação nível 1: conhecimentos, habilidades e atitudes; classificação nível 2: con­ceitos, fatos, procedimentos, princípios e outros.

  • Sequenciamento. A sequência didática; a vinculação entre competências: modo serial, modo convergente, modo interli­gado e modo divergente; classificação de competências: antecedentes, consequentes, convergentes, independen­tes, com­plexas, simples.

METODOLOGIA

  • Produção. Os participantes elaboram, individualmente ou em grupo, a Base Curricular do Curso composto por matriz de competências e conteúdos de aprendizagem correspondentes.

  • Feedback. Devolutiva personalizada para cada exercício elaborado (orientação prática e correção de erros).

  • Atividades assíncronas. As tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.

  • Debates e Textos. A realização de debates através de fóruns de discussão e apostilas para download em formato PDF, con­tendo conceitos, procedimentos, exemplos e bibliografia.

OUTRAS INFORMAÇÕES

  • Carga horária: estimativa: 35h em 7 semanas. 

  • Modalidade: atividade a distância (EaD).  

  • Curso com Certificado.

DESTAQUES  PARA  INSTITUIÇÕES  DE  ENSINO

  • Turmas personalizadas. Além das turmas abertas, é possível formar turmas exclusivas para instituições ou grupos.

  • Relatórios. As instituições recebem relatório sobre o grau de aproveitamento de cada participante.