Matriz de Competências
Macroplanejamento Didático
-
Garanta a real adoção do modelo de competências para aprendizagem no curso, disciplinas e aulas.
-
Elabore a matriz de competências do curso correspondente ao perfil do egresso desejado.
-
Construa a base curricular do curso através da seleção dos conteúdos de aprendizagem para cada competência.
OBJETIVO
-
Elaborar a Base Curricular do Curso composto por matriz de competências e conteúdos de aprendizagem correspondentes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
-
Noções básicas. O conceito de competências; a composição conhecimentos-habilidades-atitudes; a diferença entre competência e habilidade; a aprendizagem através do modelo de competências; o ensino conteudista e o ensino de competências; o macroplanejamento didático.
-
Matriz de Competências. Perfil ideal do egresso; Base Curricular do Curso; análise de funções: tarefas, atividades, produtos; competências profissionais; áreas de atuação profissional; formulário de análise de funções.
-
DCNs. Diretrizes Curriculares Nacionais; análise crítica; os erros mais comuns; estratégias corretivas; referenciação das DCNs na matriz de competências.
-
Análise das competências. Modelos de descrição das competências (a técnica ABCD – audience, behavior, conditions, degree; a técnica ação–conteúdo de aprendizagem–especificação); avaliação de competências; desdobramento das competências (gerais e específicas); formulário de análise.
-
Conteúdos de aprendizagem. Classificação nível 1: conhecimentos, habilidades e atitudes; classificação nível 2: conceitos, fatos, procedimentos, princípios e outros.
-
Sequenciamento. A sequência didática; a vinculação entre competências: modo serial, modo convergente, modo interligado e modo divergente; classificação de competências: antecedentes, consequentes, convergentes, independentes, complexas, simples.
METODOLOGIA
-
Produção. Os participantes elaboram, individualmente ou em grupo, a Base Curricular do Curso composto por matriz de competências e conteúdos de aprendizagem correspondentes.
-
Feedback. Devolutiva personalizada para cada exercício elaborado (orientação prática e correção de erros).
-
Atividades assíncronas. As tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.
-
Debates e Textos. A realização de debates através de fóruns de discussão e apostilas para download em formato PDF, contendo conceitos, procedimentos, exemplos e bibliografia.
OUTRAS INFORMAÇÕES
-
Carga horária: estimativa: 35h em 7 semanas.
-
Modalidade: atividade a distância (EaD).
-
Curso com Certificado.
DESTAQUES PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO
-
Turmas personalizadas. Além das turmas abertas, é possível formar turmas exclusivas para instituições ou grupos.
-
Relatórios. As instituições recebem relatório sobre o grau de aproveitamento de cada participante.