LIVRE-PENSAMENTO Desenvolvimento Educacional

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Didática do Pensamento Crítico 1:

Habilidades Cognitivas de COMPREENSÃO

  • Promova aprendizagens ativas, colaborativas e significativas.         

  • Melhore os índices de aprendizagem das turmas.

  • Estimule os alunos e alunas a questionar e pensar por si mesmos.

OBJETIVOS

  1. Aprender as estratégias didáticas promotoras da aprendizagem através das habilidades cognitivas de compreensão.

  2. Elaborar atividades ou questões de prova com as capacidades cognitivas exigidas no ENADE, ENEM, PISA ou Prova Brasil.

CONTEÚDO  PROGRAMÁTICO

  • 11 Habilidades de Compreensão: analisar, avaliar, classificar, comparar, conceituar, definir, descrever, exemplificar, explicar, interpretar e sintetizar.

  • Procedimento mental. A apresentação do passo a passo mental de cada uma das habilidades e competências cognitivas.

  • Estratégias didáticas. Para cada uma das habilidades e competências são apresentadas estratégias e técnicas para formu­lar atividades em sala de aula, exercícios extraclasse e questões avaliativas, aplicadas a qualquer conteúdo.

  • Aplicações. Exercícios-modelo de diversas áreas (saúde, humanas, exatas, linguagens) e de diferentes etapas educativas (ensino fundamental, médio e superior).

  • ENADE / ENEM / PISA / Prova Brasil. Exemplos de capacidades cognitivas em questões do ENADE, ENEM, PISA e Prova BR.

  • Seleção. Critérios para selecionar quais habilidades cognitivas devem ser trabalhadas conforme o conteúdo de aprendizagem (conceitual, factual, procedimental e atitudinal) a ser ensinado.

METODOLOGIA

  • Produção. Criação de 10 atividades ou questões de prova por participante. 

  • Customização. Os participantes elaboram as atividades sobre os conteúdos ou disciplinas que desejam ensinar.

  • Feedback. Devolutiva personalizada para cada exercício elaborado (orientação prática e correção de erros).

  • Atividades assíncronas. As tarefas não exigem horários fixos para serem realizadas.

  • Textos. Apostilas para download em formato PDF, contendo conceitos, procedimentos, exemplos e bibliografia.

  • Vídeos. Filmes com demonstrações práticas em sala de aula e elucidação de conteúdos teóricos.

DESTAQUES  PARA  INSTITUIÇÕES  DE  ENSINO

  • Banco de questões (simulados). Cada participante produz 10 atividades ou questões de prova relativas às capacidades cognitivas, apli­cadas ao conteúdo de sua disciplina. Assim, por ex., se 50 professores participarem serão 500 questões, compondo um banco de questões com habilidades cognitivas exigidas no ENADE, ENEM, PISA ou Prova Brasil. Servem para avaliações colegiadas e simulados. 

  • Turmas personalizadas. Além das turmas abertas, é possível formar turmas exclusivas para instituições ou grupos.

  • Relatórios. As instituições recebem relatório sobre o grau de aproveitamento de cada participante. 

OUTRAS INFORMAÇÕES

  • Carga horária: estimativa: 35h em 7 semanas.

  • Modalidade: atividade a distância (EaD).

  • Curso com Certificado.

SAIBA MAIS

DEPOIMENTOS

Dayane Rossa

Bióloga, Mestre em Ciências Ambientais,

Professora Universitária

“O curso de fato é muito bom. No dia a dia ficamos acomodados com alguns tipos de exercícios nas diferentes disciplinas e não nos preocupamos em saber qual habilidade cog­nitiva estamos desenvolvendo nos alunos. Assim, as aulas do curso conduzem à reflexão e ideias novas para melhorar a forma de avaliação e do próprio desenvolvimento dos con­teúdos na sala de aula. O método, o tipo de exercício escolhido para a avaliação se tornam mais adequados e o professor mais consciente do que deseja trabalhar com o aluno a partir da avaliação.”

Wilhian Ferreira Lima

Matemático, Pós-graduado em Estatística Aplicada e mestrando em Matemática. Prof. de Matemática do Ensino Médio

“O curso Didática do Pensamento Crítico auxilia os profissionais da educação a repensar em metodologias e elaboração de aulas, tornando o trabalho dos docentes muito mais rico e favorável ao processo de ensino aprendizagem. Esse curso deveria ser parte integrante do currículo de todos os cursos de Licenciatura das Universidades Brasileiras.”

Adriana Bonan

formada em Letras, Prof.a de Inglês no Ensino Fundamental I e II e Médio

“É um curso que nos faz pensar sobre nossa didática em sala de aula diante da realidade de nossa educação. Ser mediador da aprendizagem e "criar" alunos críticos é algo que de­vemos aprender, como professores, porém, é algo que exige estudo e prática, como tudo em nossa vida. Didática do Pensamento Crítico nos leva a esse estudo e prática! Foi ótimo ter participado do curso, aprendi muito!!!! Alias, agora é impossível preparar uma ativida­de sem aplicar o que aprendemos no curso! Muito obrigada!!!”